Implantodontia & Reabilitação Oral

Dúvidas mais frequentes
1. Mas o que é o Implante Dental?
São estruturas de titânio resistentes e totalmente biocompatíveis que funcionam como a raiz de um dente natural.
2. Todo dente perdido pode ser substituído por implante?
Teoricamente, sim, porém cada caso deve ser avaliado por um cirurgião-dentista especializado.
3. É doloroso fazer um Implante?
Como em qualquer cirurgia, o paciente é anestesiado, não sentindo dor para a instalação do implante. Após a instalação do implante, os mais atuais medicamentos são utilizados para favorecer a recuperação.
4. Quais as opções de anestesia que eu tenho?
As cirurgias são normalmente realizadas no próprio consultório odontológico sob anestesia local. Entretanto há outras opções. Há a possibilidade de operar com a presença de um médico e utilização da sedação consciente (nos casos onde você fica acordado, mas bastante sonolento e geralmente não lembra do todo o procedimento realizado). Estes casos são avaliados minuciosamente em uma conversa prévia. Se for de interesse do paciente, pode ser utilizada a anestesia geral em ambiente hopitalar, onde você fica totalmente inconsciente.
5. O que pode dificultar ou impedir a colocação de um Implante?
Problemas de saúde gerais não controlados (ex: diabetes não controlada, pressão alta não controlada) ou problemas locais, como a perda muito extensa de osso que suportava o dente.
6. Há o que se fazer nesses casos?
Temos uma equipe médica que fornece total atenção para a avaliação do paciente. Caso você deseje, deverá utilizar o seu médico de confiança. No caso do paciente apresentar uma perda óssea, o cirurgião-dentista poderá planejar a reconstrução da área por meio do enxerto ósseo.
7. Quais exames são solicitados?
Para um correto planejamento do seu caso poderão ser solicitados exames radiográficos, tomografias computadorizadas e se necessário, exames de sangue. Em determinadas situações, uma avaliação médica é solicitada.
8. Existe risco do Implante não dar certo?
Sim, assim como qualquer cirurgia. Porém o índice de sucesso com o tipo de implante que utilizamos é muito alto (acima de 98%). Poderá não ocorrer a integração ao osso. Mas se isso ocorrer, pode-se repetir o procedimento desde que haja osso remanescente suficiente.
9. Fazer um Implante significa colocar um dente?
Não. São duas etapas. Primeiro o implante é instalado no osso. Imediatamente (em até 3 dias), ou após dois a seis meses, confecciona-se a prótese (dente). O implante substitui a “raiz" do dente.
10. Como é realizado o Implante Dental?
Após um cuidadoso planejamento reverso (ou seja, primeiro avaliamos se há espaço e como será a futura prótese no modelo de gesso e em um software de planemento 3D) decidimos como será a cirurgia para que o implante fique bem posicionado. Realiza-se uma cirurgia para se expor o tecido ósseo e instalar o implante. Após, faz-se a sutura (pontos) da região.
11. Quando sei se posso ter o dente instalado no mesmo dia da cirurgia (procedimento conhecido como carga imediata)?
Cada caso é específico. O que pode dar certo para um amigo seu pode não se aplicar ao seu caso. Até mesmo no mesmo paciente há regiões que são melhores e outras piores para a instalação dos implantes. No planejamento e durante a cirurgia avaliaremos o caso e planejamos a melhor escolha.
12. O que acontece se não der certo a integração do implante com o osso?
Se a osseointegração do implante (ou seja sua união com o osso) não ocorrer com sucesso, é necessário a sua remoção. Um novo implante poderá ser colocado entretanto, pode ser necessário alguns meses de cicatrização do local e talvez, procedimentos extras para aumento ósseo da região (realizado através de enxertos).
13. A cirurgia deu certo! Após esse período de dois a seis meses, qual a próxima etapa?
Expor o implante que está por baixo da gengiva. Este procedimento é realizado através de uma pequena cirurgia (chamada de reabertura) para expor a parte superior do implante e possibilitar a conexão da prótese.
14. Como é confeccionada a prótese (dente)?
Existem alguns componentes chamados pilares, que são parafusados no implante. Sobre esse pilar é confeccionado o dente em resina acrílca, resina composta, metal e porcelana e em porcelana pura (zircônia + porcelana).
15. De que material são fabricados esses componentes que vão sobre o implante?
Pode ser ouro, liga de cromo-cobalto, titânio, porcelana ou plástico. Os componentes de plástico não são os mais indicados pois a peça deverá ser fundida em metal pelo protético. A precisão não é a mesma dos outros componentes que foram trabalhados de maneira eletrônica diretamente da fábrica. Isto influencia na qualidade do trabalho final e com certeza no custo do trabalho.
Esse é um dos motivos da diferença de preço. Outros fatores que devem ser considerados são a marca e qualidade do implante que está sendo utilizado e principalmente, a formação do profissional que está lhe atendendo.
-
Estes texto é apenas um guia para as dúvidas mais comuns! Todas as suas dúvidas devem ser resolvidas com o Cirurgião-Dentista previamente ao tratamento.